sexta-feira, 5 de abril de 2019

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária.

São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ong que cuida de animais.

A ong da vez é a União Internacional Protetora dos Animais. Você pode conhecer mais sobre a ong aqui: http://www.uipa.org.br/

Na campanha, a cada R$10 doados, o participante ganha um n* para participar de um sorteio no final do mês. Em abril, os participantes concorrerão a esse cachorrinho em amigurumi da foto, no dia 30/04.

Nós do Musas somos parceiros na divulgação do projeto e, esse mês, a doação do material foi por conta da Débora, aqui do blog também! <3

O link da campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pata-solidaria-abril

Sabendo de tudo isso: participe e divulgue para os amigos!

Participar de uma boa causa faz sempre bem!


Eufemismos podem atrapalhar

Quando estudo as línguas inglesas, orientais e/ou de sinais, percebo o quanto elas são diretas em suas mensagens. Essa simplicidade na comunicação pode passar uma aparência de dureza ou rispidez das pessoas; mas na verdade é só uma forma de comunicação que vai direto ao ponto e acaba se refletindo na cultura e no relacionamento das pessoas. Por isso as vezes achamos os nativos dessas línguas meio "frios".

Diferente dos latinos que parecem uns "amorzinhos", mais quentes. Muitos linguistas atribuem isso aos eufemismos contidos nessa língua. O que reflete em nossa maneira de, sempre, querer amenizar a informação; querer encontrar uma outra forma de dizer aquilo, se preocupando em como o receptor irá receber aquela mensagem que consideramos "mais pesada".

Mas, vou te dizer uma coisa, as vezes isso atrapalha muito!

Ao tentar suavizar demais as coisas, a gente cria muitas voltas, muitas possibilidades de interpretação; o que acaba causando expectativas e frustrações que poderiam ser evitadas se a mensagem fosse dada mais diretamente.

Veja bem, não estou defendendo o sincericídio ou a critica pela critica. Existem maneiras suaves de entregar a mensagem? Existem muitas... mas isso não te dá o direito de enrolar o assunto.

Exemplo: estou num procura louca por emprego. O que eu já recebi de "estou esperando a liberação do rh." "Assim que souber de algo, te falo." 
Tudo isso quando o prazo combinado na entrevista já havia se esgotado. E ai eu fico naquela expectativa de "vai virar", "a resposta vem", gera uma ansiedade desnecessária, uma energia que eu poderia gastar procurando outras oportunidades, fico em um limbo.

O que poderia ser resolvido com um simples "você não foi selecionada". É duro? É, mas negativas fazem parte da vida.

Pior que isso, acho que só ficar sem resposta. Mas isso é um assunto pra outro post.

bjo
Ju 

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Pomodoro: um aliado

Desde que comecei a produção do atelier senti a necessidade de controlar meu tempo produzindo.

1* porque preciso de uma métrica para calcular o valor das minhas peças. Aprendi com outras artesãs que nada melhor que nosso tempo produzindo aquela peça para isso.

2* porque ao trabalhar em casa suas chances de procrastinar aumentam

3* se tornar um workaholik também acontece já que, estando em casa, todo tempo é tempo de produzir. E quanto você se dá conta, são 2h da madrugada e você está crochetando desde as 8h da manhã sem grandes pausas.

O pomodoro - cronômetro - me ajudou a organizar esse tempo. E existem app para os celulares que já marcam o tempo que você já dedicou aquela atividade; o que facilita na hora de documentar a receita que estou fazendo.

Só vi vantagens!

bjo
Ju

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...