quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Organizando a aula

O trabalho em sala de aula começa bem antes de pisarmos nela: para cada aula um planejamento diferente.
Quando ministramos aulas de dança, as dividimos em dois tipos: turmas mistas - normalmente em academias de musculação ou cias de dança que estão iniciando - e turmas divididas por níveis.
Seja qual for o tipo de turma, precisamos ter claro as sequências de movimentos e passos, respeitando o nível de conhecimento dos alunos. Para tanto, um planejamento prévio facilita muito para a evolução da turma. Abaixo, vou exemplificar como costumo fazer com minhas aulas.

1º momento: planejamento. Pré-aula.
Qual é a turma: (mista ou nível
Duração: 1h à 1h30min
1x por semana
Conteúdo: recados, ritmo, sequência para aquecimento/alongamento, passos para estudo da técnica, sequência para aula.
Que músicas serão usadas.

2º momento
15 minutos para bate-papo. Sempre reservo um tempo da aula para passar recados para a turma, conversar sobre a semana, escutar as alunas. As vezes a aula de dança é o único momento que as pessoas tem com elas mesmas, é um momento de escape, precisa desabafar... nos encontramos só uma vez por semana, então  o momento de escuta é importante.

15 minutos para estudo de ritmos. Para turmas acima de 6 meses, começo um estudo de ritmos árabes com as alunas. Sentamos em circulo, escutamos o ritmo puro tocado no derbak - tenho-os gravado em cd e as vezes levo o instrumento para a sala. Solfejamos os ritmos e tocamos o snuj (instrumento de percussão árabe e acessório de dança para as bailarinas)

3º momento
20 minutos de aquecimento ou alongamento dependendo dos movimentos que serão trabalhados naquela aula.

5 minutos para dança livre: escolho uma música para as bailarinas dançarem sem coreografia. Não observo e não corrijo. É o momento da bailarina com ela mesma, a tentativa de executar aquilo que ela já sabe, descobrir movimentos novos em seu corpo. As vezes até observo a aluna para verificar dificuldades a serem trabalhadas em aulas seguintes, mas na maioria das vezes procuro não olhar para evitar constrangê-las.

4° momento - 30 minutos
Movimentos novos - técnica, treino e repetição. 
Costumo montar aulas temáticas (exemplo: trabalho de braços). E monto uma sequência de movimentos para um mês (4 aulas); assim consigo visualizar uma linha evolutiva da turma.
Acontece de alguns movimentos serem mais complexos, então aquela sequência de passos que era para 1 aula, vira duas ou três. Depende da turma.

5º momento
Pós-aula: anotar as dificuldades das alunas, o conteúdo dado. Caso precise voltar na aula, já tenho tudo anotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...