terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Planos do Ano Novo

A primeira coisa que a gente faz quando um ano começa são os planos. E, veja bem, não estou falando daquelas metas que a gente sempre se promete: vou gastar menos, vou emagrecer, vou resmungar menos...
Não que elas não sejam louváveis, mas essas são meio que metas coletivas, né! To-do mundo faz!
Então, vamos falar dos nossos planos, aqueles projetos que a gente quer tirar do papel.
A primeira coisa que faço é pegar todas aquelas ideias, planos e diálogos internos e colocar no papel. Organizo como:
- o que é?
- objetivo?
- material?
- local?
- carga horária?
- equipe?
- orçamento?

Parece um projeto de tcc, né!? Mas é assim que a gente tem uma visão geral, mantém os pés no chão e começa a colocar em prática.
Outra coisa que você deve levar em consideração: sua ansiedade. Eu sei que a gente quer ver o resultado e que sempre espera que vai dar tudo certo. Mas as vezes as coisas saem do controle, por mais planejado que esteja. E, é certo que tudo tem um processo e tempo.
Tente identificar se seu projeto é curto, médio ou longo prazo.

Em 2018, por exemplo, comecei meu atelier. Estou fazendo peças há 1 ano (pra meu uso) e agora em janeiro comecei a divulgação. Não tenho peças a pronta entrega porque não tenho tanto capital pra investir, mas já recebo encomendas. Estipulei forma de pagamento e a entrega varia por ordem do pedido e complexidade da peça. É um projeto a longo prazo, por tanto, só verei um resultado mais concreto (constância nas vendas, maior divulgação e aumento de indicação) daqui 2 anos.

Em 2016 fiz um projeto mais ousado: largar meu emprego fixo e principal renda para investir na escola de dança.
Hoje, continuo com a escola mas estou voltando para a outra ocupação por conta da renda. Não penso que deu errado, mas levo em consideração o momento econômico que estamos vivendo. Não está fácil pra ninguém e assim fica complicado aumentar o número de alunos ideal para depender de uma renda só.

Analisar os resultados em seus planos também é fundamental para o planejamento dos próximos passos ou de outros projetos.

Que venha 2018 e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...