quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Deficiência intelectual e a dança

A deficiência intelectual é um comprometimento cognitivo que interfere na aprendizagem das tarefas do dia-a-dia e em sua interação no meio em que vive.

Hoje sabemos que a inteligência humana não pode ser medida através de um teste de Q.I, por exemplo; desenvolvido para testar habilidades matemáticas. Sabemos que o cérebro humano é muito mais complexo e existem inteligências múltiplas que precisam ser estimuladas no decorrer da vida.

A pessoa com deficiência intelectual tem plenas condições de aprendizagem, contudo, ela precisa desenvolver caminhos para isso e os estímulos educativos são primordiais.

Desde 2014, o autismo e a síndrome de asperger não são mais consideradas deficiências intelectuais e sim deficiência da interação já que - se não existe deficiência múltipla - não existe o comprometimento cognitivo.

Para conhecer mais sobre a deficiência intelectual, acesse: www.apaesp.org.br

Em 2017, a cantora Anitta contratou bailarinos com deficiência intelectual para compor seu elenco o que garantiu grande visibilidade para a causa: https://estilo.uol.com.br/noticias/redacao/2017/10/18/anitta-agora-tem-bailarinos-com-sindrome-de-down-e-deficiencia-fisica.htm

Jogada de marketing ou não (e eu tiro o chapéu para Anitta nesse quesito!), abrir oportunidades para pessoas com deficiência - além da preocupação somente com cotas - é contribuir com a cidadania deles e dos que convivem ao seu redor.

E, como nosso costume, aí vão algumas dicas:

- Não trate a pessoa com deficiência intelectual como um bebe, gesticulando e falando de forma infantilizada.
- não utilize de vocabulário específico, rebuscado, técnico... facilite a comunicação utilizando termos correspondentes na linguagem coloquial. Fale normalmente.
- cuidado com ambientes com muita informação visual e sonora, além da distração isso pode incomodar e deixar a pessoa desconfortável.
- sempre se dirija a ela e não ao seu acompanhante - caso esteja com alguém.
- Antes de tudo, sempre pergunte se a pessoa precisa de ajuda e qual a melhor forma para isso.

Esses links são sobre a bailarina Aline Fávaro que é bailarina clássica...

https://www.youtube.com/watch?v=ClMsLKjqM2A

https://www.youtube.com/watch?v=imbWF2MbFOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...