Quem não gosta de saber tudo o que vai acontecer?
Ter um plano, uma sequencia, algo previsível... de certo modo nos sentimos mais seguras.
Por outro lado são os desafios que nos movem. Quando estamos em segurança, normalmente estacionamos em nossa zona de conforto. Na vida, caímos em uma rotina; na dança, ficamos sempre nas mesmas sequencias de passos!
Um dos nossos grandes desafios são as danças improvisadas: aquelas em que não elaboramos coreografias ou sequencias, muitas vezes não sabemos nem que música vai tocar!
Esse desafio não precisa ser só com bandas ao vivo, podemos improvisar com músicas já gravadas; também não precisa ser só improviso quando vamos para o palco, experimente improvisar na sala de casa e na sala de aula.
Existe um exercício que chamamos de "dança livre". É ele que estimula a aluna a improvisar, conhecer os movimentos que gosta, aqueles que ela tem dificuldade, a ouvir melhor o que está dançando, a estudar os ritmos...
Como professora, estimule suas alunas na dança livre: não fique observando, não corrija: esse é o momento delas!
Como aluna, ouse mais, improvise mais, se arrisque mais, se desafie!
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