Como assim?
Como assim, sim!
A deficiência auditiva ou surdez (não tem problema nenhum em usar esse termo) é uma deficiência sensorial que pode ser uni ou bilateral; leve, moderada ou profunda; congênita ou adquirida.
NUNCA usamos o termo "mudo". Mudo fica subentendido que a pessoa não consegue se comunicar, o que é errôneo se considerarmos a Língua brasileira de sinais e o trabalho de oralização.
Problemas na fala são raríssimos e não tem nada a ver com a surdez.
O que precisamos entender é que: nem todo surdo é oralizado (treinamento a longo prazo com fonoaudiólogo), nem todo surdo sabe ler lábios, nem todo surdo se adapta com aparelhos auditivos e que o português é a segunda língua desse sujeito que pode treinar sua modalidade oral ou utilizar somente a escrita.
A Libras é uma língua complexa e completa que vai muito além da simples mímica. Por isso falamos em cultura surda: todo o conjunto social que forma o sujeito através de sua língua e costumes.
Não ouvimos só com nosso aparelho auditivo - chamada de audição aérea - mas sim com todo o nosso corpo, conhecida como audição óssea. Daí porque tantos surdos são músicos e cantores!
Existe inclusive baladas destinadas a esse público que utilizam da vibração da música para o entretenimento: https://culturasurda.net/category/festas/
Com certeza você já viu algum vídeo dessas bailarinas: https://www.youtube.com/watch?v=tQd6F0H8fBo
Lindas, sincronizadas, profissionais e surdas!
E vamos as dicas:
- aprenda Libras - como qualquer língua exige tempo, dedicação e preparo.
- fale sempre de frente, cuidado com obstáculos na frente da boca.
- evite gesticular muito - atrapalha a leitura labial.
- não grite ou articule exageradamente a boca
- não jogue objetos no surdo para chamar a atenção.
- utilize marcações e sinalizações visuais e luminosas
- cuidado com termos muito técnicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário