segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Vegetarianismo #1

Ser vegeriano ou vegano não é simplesmente parar de comer carne.

O movimento é bem mais amplo.

Quando você escolhe ser vegetariana/vegano, você escolhe comer o que se chama hoje em dia de "comida de verdade". Já que ainda não temos muitas opções no mercado, cozinhamos nossos próprios alimentos.

Isso implica em produzir menos lixo: a partir do momento que cozinhamos, não utilizamos comidas congeladas ou super embaladas desnecessariamente. Você começa a buscar outras opções como sacolas retornáveis, embalagens biodegradáveis, material reutilizável e/ou reciclável.

Você começa a pesquisar de onde vem seu alimento: será que ele é processado por empresas que exploram outros seres humanos? essa empresa desmata? ela usa agrotóxicos? que medidas ela tem para preservar o meio ambiente?

Você busca cosméticos que não passaram por testes em animais.

Você começa a procurar pelos pequenos produtores: roupa, sapato, cosméticos, alimentos... você valoriza o mercado.

Você pesquisa candidatos que tenham propostas e planos de governo que valorizem e cuidem da causa animal, do meio ambiente, moradia, uso do espaço público, áreas produtivas...

Mas Ju, preciso fazer tudo isso?

Não... comece aos poucos, faça sua parte, busque uma forma melhor de conviver com aquilo que chamamos de nosso planeta.

E você, antes de dizer "mas nem peixe?", "por que não luta pelo ser humano como você luta pelos bichinhos?", leia o texto novamente e tente fazer alguma coisa, ao invés de criticar a escolha dos outros e não fazer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...