Existe uma vertente do anarquismo atual que defende que o movimento - mais filosófico e pacifista de Proudhon - se "vestiu" de outras ideologias. Seria o caso do budismo, hinduísmo, defesa dos animais, vegetarianismo...
Fora o ponto óbvio de que todos esses movimentos pregam o respeito a outras espécies animais, segundo a vertente anarquista, todos eles também são ideologias que se colocam contra o poder, são oposição, são contra àqueles que governam e centralizam o poder.
Tudo o que vemos em religiões que pregam o sacrifício de animais, o mito do canibalismo, a comunhão do sangue pela irmandade; o consumo da carne como único alimento, a exploração dos campos para agropecuária visando o enriquecimento de poucos e não a alimentação de muitos, o marketing voraz de que sem carne você é fraco, a desconstrução do animal em alimento, o lucro baseado na exploração e morte do outro.
Lembrando o escândalo com a JBS e nossa corja de políticos, não posso negar que o vegetarianismo é resistência sim! E vem carregado de uma ideologia política capaz de questionar aquilo que muitos tem como justo.
(Texto originalmente publicado em meu face Juliane Kira)
![]() |
Armandinho. Tira retirada da internet. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário