quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Coletor menstrual

Quando se começa no vegetarianismo, sem querer, você começa a militar pela causa (e nem precisa ser a militância radical) e começa a pensar em outras formas de estar nesse mundo.

Uma coisa que começou a me incomodar profundamente é o tanto de resíduos que produzimos. Nessa, absorventes são um grande acúmulo mensalmente.

Pesquisei sobre os coletores menstruais e resolvi testar. Basicamente, todos são feitos de silicone - material antialérgico e que se molda ao corpo. São 2 tamanhos, tipo 1 para quem tem ais de 30 e/ou já é mamãe; tipo 2 para quem tem menos de 30 anos e não é mamãe.

Me deram a dica de pesquisar quão rígidos eles são: tem marcas que são bem molinhos e tem marcas que são mais firmes. Como eu danço e meu assoalho pélvico tem uma força considerável, o recomendado é o mais firme (comprei do fleurity.)

Para medir sua força pélvica, introduza seu dedo no canal e contraia sua pelve. Se vc sentir uma leve pressão, é porque você tem força abdominal para o coletor mais rígido.

Assim como absorventes, ele tem seus prós e contras e listei-os abaixo:

PRÓS

- é reutilizável;

- fácil de limpar;

- fácil de transportar;

- não dá alergia;

- a longo prazo, seu custo é muito menor que o mensal dos absorventes.

- você se preocupa com ele 2x no dia: de manhã ao acordar e a noite. Ele cabe cerca de 15ml de sangue. Eu nunca enchi 1/4 do copinho em 12 horas (quantidade recomendada para a troca). E meu fluxo é intenso - de eu ter que usar absorvente noturno durante o dia!

- testei em aulas e apresentação: não vazou uma gota.

CONTRAS

- a princípio é um produto caro (em média 2 por R$80, numa promoção vc consegue o copo de higienização). 

- Não dá pra testar antes, vc acaba gastando a grana meio que no escuro.

- é chato pra colocar. Depois que você pega o jeito, vai relativamente fácil; mas é necessário largar o pudor e o tabu de se tocar, mulherada! O corpo é seu!

- não é todo mês que seu corpo se adapta fácil ao copinho. Eu comprei o do tipo 1. Tenho mais de 30, mas não sou mãe e sou uma pessoa pequena. Então, no mês que estou mais inchada e sensível, o copinho parece enorme e me incomoda.

- não consigo trocar ele em qualquer lugar. É só em casa, no banho.

Em suma, acredito que o saldo é muito mais positivo que negativo. Curto bastante o meu copinho. Só é preciso desmistificar que, nenhum método é 100%, menstruação é um porre, independente do que estiver usando, com ou sem fluxo rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...