quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Burocracias 3: MEI

Nos últimos posts estamos falando sobre os backstages da nossa arte: burocracia.

Uma das formas de você abrir uma escola de dança é se tornando microempreendedor = MEI.
Ao formalizar sua situação junto a prefeitura e Ministério da Fazenda, você passa a ter o direito a dar notas fiscais, recolher o INSS, ter direito a licença maternidade entre outros direitos e deveres como pessoa jurídica.

Vamos ao passo a passo:

- Entre no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Cuidado ao jogar "MEI" no google, ele te direciona para um monte de site de consultoria pago. Todo o serviço de cadastramento do microempreendedor é gratuito.
Nesse site você irá formalizar sua situação: preencher um cadastro e escolher sua forma de atuação. Aqui você pode escolher UMA profissão oficial e mais 14 subcategorias de atuação.
Eu por exemplo escolhi como principal: atuação na área de instituições educativas; depois como subcategorias: profissional de artes, produtor cultual, artesã... e assim vai.
Isso é importante na hora de passar a nota para seu cliente.

- Após o cadastro você precisa esperar uns 5 dias para ele estar ativo no sistema.
Nesse período ele vai te gerar uma série de documentos: seu n* de CNPJ, seu certificado de microempreendedor e seu CCM vinculado.
O CCM é seu cadastro junto a prefeitura de sua cidade. Você NÃO precisa gerar um separado no site da prefeitura. Ao efetuar seu cadastro no MEI ela já gera um vinculado para você.

- Tendo todos esses documentos, imprima-os e leve até a subprefeitura mais próxima de você ou ao Ministério da Fazenda. (No caso de São Paulo, pelas subprefeituras é mais fácil = não precisa agendar. É só ir direto no pátio de atendimento com toda a documentação (+ rg, cpf, comprovante de endereço...)

- Na subprefeitura, eles irão verificar a documentação e tornar ativo seu CCM. Irão te gerar uma senha web, para que você possa acessar o sistema para gerar notas fiscais. Para tanto, é mais um cadastro nesse site aqui: http://notadomilhao.prefeitura.sp.gov.br/
E você pode baixar o aplicativo da nota também no celular.
Isso é importante porque, vai que surge uma oportunidade de você prestar um serviço para alguma empresa: eles exigem nota fiscal.

E pronto! São várias etapas, mas tenha paciência que funciona. Pense que se formalizar garante uma série de direitos trabalhistas que (ainda) temos; ser autônomo já tem seus contras de você ter que assumir todos os riscos sozinho, imagina estar na informalidade - pra não dizer à margem - trabalhista.

Lembre-se de uma coisa: TODO ESSE PROCESSO É GRATUITO. Você não paga nada por ele e não receberá boletos em casa.
A única taxa a ser paga é a mensal, que são seus encargos junto ao INSS e impostos. Para tanto, você entra no site do MEI e gera seu boleto. Nunca pague nada que venha para sua casa, isso é golpe!

Dicas:
- você pode contratar um contador pra te ajudar nesse processo todo.
- entre no site do Sebrae para ter mais informações.

Boa sorte! 
Bjos
Ju

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Burocracia parte 2: carteirinhas... com funcionam

Oies,
No post passado falamos sobre algumas burocracias. hoje vamos falar de como funciona as carteirinha: CREF e DRT - são as que mais nos interessa no momento... pois ela envolve a dança.

CREF: sou bacharel e licenciada em educação física, ou seja, posso atuar em qualquer área da educação física. Mas como assim? O bacharel pode atuar em qualquer área da educação física MENOS nas escolas, já o licenciado só pode atuar nas escolas. Bacharel: clubes, hospitais, academias, assessorias esportivas, etc... Licenciados: escola públicas ou particulares.
Antigamente existia o provisionado, ou seja, a pessoa que atua na área sem formação, fazia uma prova de proficiência para continuar atuando, isso era muito comum com capoeiristas e professores de artes marciais.

DRT: você marca uma prova de proficiência na área de atuação, cada arte tem seu Sindicato de atuação, no caso da dança o Sinddança. Através dessa prova, você só poderá atuar na área de sua prova, ou seja, sua prova é de Dança do Ventre, só poderá atuar na área de dança do ventre. Quando se faz uma faculdade de dança, poderá atuar em qualquer estilo de dança, mas lembre-se, não é porque você tem o DRT para atuar em qualquer estilo que você estará apta para dar aula de qualquer estilo, veja sua formação nessa área...

Meus estudos em dança são de balé clássico e dança do ventre, mas conheço de tudo um pouco, devido ao meu curso de pós em dança... mas não me arrisco em dar aula de dança de salão, por exemplo, justamente por não conhecimento aprofundado nesse estilo maravilhoso.

Se tiver mais alguma dúvida, pode chamar!!!!

Beijocas dançantes

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Burocracias: DRT, Conselhos, faculdades, abrindo uma escola...

Oi galera,

Bom todos sabem que para tudo na vida temos a famosa e demorada burocracia, porém muitas vezes necessárias...

Por exemplo, para se abrir uma escola ou qualquer outro comércio, precisa ter o CNPJ e para ter o CNPJ o comércio não pode ter 2 comércios com o mesmo nome, o que muitas pessoas fazem, a razão social um nome e o fantasia outro, por exemplo: razão social: Débora Antunes LTDA; nome fantasia Cia Shamsá Zahra...
Para se tirar o DRT, é necessário agendar uma prova de proficiência na área da arte em que atuará, mas porquê arte? Por que músico, atores, bailarinos precisam de DRT para atuar em companhias. Algumas escolas já fornecem o DRT quando você se forma ou ter feito o bacharel na área de atuação.
Para se ter a carteirinha do CREF, por exemplo, que é o Conselho Regional de Educação Física, é necessário fazer a faculdade de Educação Física, podendo ser de bacharel ou licenciatura ou as duas, mas qual a diferença delas - aí são cenas do próximo capítulo, que irei explicar como funciona ter as carteirinhas, rs.
Na faculdade a burocracia que eu acho são os preenchimentos a mão das fichas de estágios... no meu caso, preenchi as de bacharel e as de licenciaturas... era muita ficha e depois tive que preencher a de gestão escolar, na pedagogia. O estágio é uma saco fazer, muitas vezes é sim, mas super necessário, ao ver um profissional atuando na área, te dá uma luz de como você pode ou não atuar enquanto profissional naquela área.

E assim é a vida, cheia de burocracias, algumas necessárias outras nem tanto...

Beijocas dançantes

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Apoio

Sororidade! Você já deve ter ouvido sobre isso!

Sororidade é a união e apoio entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de um mundo mais igualitário.

E você também já deve ter ouvido sobre o mito de que "mulheres competem entre si", "mulheres não conseguem ser amigas".

Óbvio que não somos obrigadas a gostar de todo mundo, existem pessoas que nos identificamos mais. Porém, o respeito deve estar presente sempre!

Seja aquela pessoa que elogia o figurino da colega, ajuda a colocar o alfinete, dá um suporte na correria de troca de roupa, abraça na cochia, dá um sorriso de incentivo!

Não seja aquela que comenta sobre o corpo alheio, que critica os erros da apresentação (deixe isso para a professora da bailarina fazer em momento oportuno), que ri das falhas, que faz picuinha...

A gente tem sempre que lembrar que na dança - e na vida - estamos na mesma busca pelo bem estar. A gente precisa se unir para fazer da arte sempre viva. Existe palco pra todo mundo!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Projeto Pata Solidária

O Kira's atelier está com um projeto chamado "Pata Solidária".

É um projeto voluntário que atua através de campanhas bimestrais. Seu objetivo é a captação de recursos para ongs que cuidam de animais.

Em parceria com a equipe, nós estamos participando e divulgando por aqui também!

Através do site vakinha.com.br você faz uma doação. A cada R$10 reais doados, o participante ganha um n* que lhe dará o direito de participar de um sorteio no fim da campanha. O prêmio é esse gatinho em feltro para porta. Para saber mais, acesse o link da campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/pata-solidaria-fevereiro

Participem e divulguem! Vamos juntos fazer desse mundo um lugar melhor para os animaizinhos!


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Já pensou em ter uma segunda carreira?

Fala gente boa...

Você já pensou em ter uma segunda carreira?
Não... então pode começar a pensar...
A segunda carreira, você pode levar como um hobby que você ganha dinheiro, você vai investir em cursos sim, mas serão por "diversão", procure alguma paixão, daquelas que você sempre sonhou, talvez você nem ganhe tanto dinheiro, mas pense em entrar nela como uma válvula de escape... uma coisa para você se divertir trabalhando.
Há alguns anos eu queria que a dança fosse minha primeira profissão, hoje como ainda não consegui deixar como primeira carreira, investi na área da educação e trabalho na dança como minha segunda carreira... e confesso sou muito feliz!!!!

Bora procurar sua paixão e investir?!

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...