quinta-feira, 7 de março de 2019

Você valoriza a sua arte? #2

Vamos falar sobre uma parte mais burocrática disso: o dinheiro!

Sim! Não é porque somos artistas que vivemos de luz! Todo mundo tem conta para pagar!
E, infelizmente, precisamos aprender a cobrar!

Umas dicas:

- em relação as aulas de dança e participação em eventos, acompanhe sempre o site do sindicato dos bailarinos. Ali eles estipulam e divulgam o teto dos cachês. Tendo a informação, fica mais fácil de cobrar.

- nas escolas e academias, normalmente, cobra-se por hora/aula. Pode ser que, no começo da turma, com poucas alunas, se receba metade da mensalidade de cada participante (mas, fique atento! Esse acordo só vale a pena até 3 alunos).

- faça SEMPRE, um contrato de serviço. É segurança para você e para o local que te contrata.

- Normalmente, nas escolas e academias, professores de modalidades (não da musculação) são contratados por hora/aula - mais uma vez, exija um contrato - sem registro em carteira. Dai a importância de você se regularizar e ter a sua MEI.

- Faça um controle dos pagamentos de suas alunas: qual o vencimento? as avise com antecedência. Não tenha vergonha de cobrar. Estamos falando de seu trabalho!

- tenha sempre um contrato com suas alunas.

- se seu pg for feito via depósito ou transferência, peça o comprovante.

- em relação ao artesanato, faço o seguinte cálculo: quanto quero ganhar no mês /dividido/ pelo n* de horas trabalhado na semana = minha hora/trabalho. 
Controlo quantas horas eu dediquei aquela peça e somo ao material gasto = valor R$ da peça.

Fiquem atentos e se valorizem! 

bjos

Ju


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...