terça-feira, 10 de outubro de 2017

A formação de um bailarino

A dança do ventre, além de uma arte milenar, também é o estudo de todas as culturas que deram origem e a influenciaram. No último post, falamos de alguns dos estilos que existem dentro da dança do ventre. Para melhor compreende-los, a formação de um bailarino, além da técnica da dança, deve ser composta por:


- estudos rítmicos: como solfejar o ritmo, qual o seu tempo de duração, como tocá-lo.

- estudo dos instrumentos: quais são os instrumentos que compõe a música árabe; quais são os movimentos específicos para cada instrumento.

- estudo de figurino: existem ritmos que exigem figurino específico, quais são, como utiliza-lo, suas influências.

- acessórios: como incrementar a dança, que acessórios existem, movimentos específicos para cada acessório, como combinar figurino e acessório.

- estudo musical: diferentes estilos dentro da música árabe, como combinar com figurino e acessório, como identificar o estilo.

- interpretação: técnicas de palco, emoção, diálogo com o público, postura.

- maquiagem.

O tempo médio para essa formação é de 7-8 anos; mas isso varia de região, escola e didática da cia de dança; além da dedicação e frequência do próprio bailarino.

Claro que nunca estamos 100% formados. Os estudos devem ser frequentes e constantes, o aprimoramento é eterno. Assuntos novos aparecem diariamente, buscar por profissionais e espaços que promovam a troca de conhecimento é fundamental para a qualidade de sua dança.

Aqui no blog, nessa semana que se segue, detalharemos mais sobre formação em nossas pílulas diárias. Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...