Moderno: fusão entre Dança do Ventre músicas pop e rock internacional, podendo combinar passos do Jazz para enriquecer esta dança onde o colorido e a criatividade de roupas fazem a diferença. A bailarina pode usar remix de músicas, não há um traje em especifico, a bailarina costuma "brincar' mais durante a dança e as músicas geralmente são alegres.
Clássico: é um estilo de músicas, mas pode classificar um estilo de bailarina também, por exemplo, eu, rs. A bailarina faz movimentos leves e suaves, alguns movimentos remetem ao balé clássico. Não existe um traje em especifico e as músicas são ricas em melodias e marcações.
Tradicionais/folclóricos: são danças que exigem um traje, um ritmo ou música específicos. Esse tipo de dança tem muitos estilos dentro dele, cada um dele tem a sua especificidade, respeitando a cultura e tradição da região de origem do estilo dançado. Alguns exemplos: bastão, khalige, pandeiro, dabke e candelabro.
Bastão: Origina-se de uma dança masculina com longos bastões de madeira (Tahtib), onde os homens faziam um duelo em forma de dança. Posteriormente as mulheres passaram a utilizar de bengalas de pastoreios e surgiu a Raqs al Assaya, onde mantiveram alguns traços da dança original masculina. É uma dança proveniente da região Said (Alto Egito), realizada ao som do ritmo Said. As vestimentas típicas são vestido, o xale amarrado no quadril e muitas moedas. Sempre utilizando peças mais rústicas do folclore regional.
Khalige: Originária dos países do Golfo Pérsico, o seu ritmo é o Soud. O traje característico é a túnica Khaleege usada pelas bailarinas em tecido leve e ricamente bordadas. O cabelo é parte importante nos movimentos desta dança. Os movimentos corporais são simples e sutis, sendo aí que reside toda a sensualidade dessa dança. O Khaleege é uma dança de confraternização, onde as mulheres dançam umas com as outras.
Pandeiro: De origem cigana egípcia. Pode ser executada com músicas de percussão ou músicas que tenham marcações e que sejam alegres, folclóricas ou não, o traje mais comum é o vestido. As mulheres batem o pandeiro no quadril, pernas, mãos, pernas e braços. A dança é bastante alegre, os pandeiros de madeira são usados para marcar o ritmo das músicas.
Dabke: De origem libanesa. Dançado geralmente no ritmo Said e Malfuf são os mais comuns com passos para frente e para trás, pulinhos, chutes, saltos e agachamentos. Nada de marcações de quadril e ondulações de braços. A música é acompanhada por um derbake, nay ou mijwiz. As roupas tradicionais desta dança são as calças shieruel (ou cirwal) e as botas, para os homens. O visual é complementado por uma faixa vermelha na cintura, coletes e, na cabeça, um chapéu, faixa ou um pano conhecido como kefyeh ou kafieh. Enquanto isso, as mulheres usam vestidos fechados com um lenço no quadril, salto alto e um lenço na cabeça dá o charme
Esse vídeo é de bastão da Bailarina Kira Zahra... autora do Blog também!!!
https://www.youtube.com/watch?v=ao3kzptSqjc
Nenhum comentário:
Postar um comentário