Você já parou para pensar que, se tratássemos as pessoas como tratamos a nós mesmos, talvez não tivéssemos amigos?
Como você tem se tratado ultimamente? Como anda sua autoestima? Você se gosta?
Primeiro, vamos separar o "se amar"de nossa autoestima.
O "se amar"é nosso autoconhecimento, é entender o que gostamos, o que não gostamos; é tratar com carinho nosso corpo; é respeitar nossos limites; nos agradar com boa alimentacao, cuidados com a pele, cabelo... cuidar de nossa pisiquê, é entender que temos defeitos e qualidades; reconhecer nossos pontos positivos e negativos; é o gostar de nossa própria companhia.
Já a autoestima, é o nosso sentimento em relação a nós mesmos em um determinado momento da vida. E, nem sempre, ela está em alta. E TUDO BEM QUANTO A ISSO!
Nosso cuidado em relação a autoestima é com essas oscilações, para que a gente entenda de onde vem aquela "bad"- é um fator externo ou interno?", para não nos maltratarmos quando a baixa autoestima aparece; para que não fiquemos vulneráveis para violências externas.
O mundo hoje parece nos cobrar felicidade! É um dever estar bem o tempo todo. E isso não é verdade. Há momentos em que vamos cair, que vai doer, que vai ser difícil, que a autoestima vai balançar. Mas se a gente se conhece, a gente respira fundo e segue. E se precisar de ajuda, tudo bem! Para isso temos amigos, psicólogos, terapeutas.
Não existe uma receita. É um trabalho diário, é uma autoanálise constante. Não é fácil, mas vale a pena. Afinal, você é a pessoa que vai conviver com você mesmo a vida toda. Que tal tornar essa convivência mais gostosa? Mais leve?
Dicas:
- se olhe no espelho;
- se toque;
- faça uma lista de seus pontos positivos;
- faça também uma lista do que você gostaria de mudar (se amar, não quer dizer estagnar ! A vida se refaz o tempo todo)
- não de tanto ouvido ao que está na moda, descubra o seu estilo;
- respeite seus limites, vá com calma. Mas se coloque objetivos.
- esqueça padrões estéticos.
- movimento seu corpo; estimule-o a produzir o que ele precisa no dia-a-dia.
- alimente sua mente com bons livros, mensagens positivas, conhecimentos aplicáveis em sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário