segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Construindo sua carreira

Como toda carreira, não nascemos bailarinas(os). Existe um período de estudo e preparo - que varia de escola, modalidade e corpo - e existe também um período de encubação, maturação e crescimento profissional.

Primeiro precisamos entender que, uma coisa é você dançar em sala de aula, outra coisa é ir para um palco. Sempre digo para minhas alunas que só se aprende a dançar em um palco estando nele. Seja ele qual for.
Se você quer se tornar uma bailarina profissional, ser reconhecida e lembrada como, não pode ter medo de palco. O que quero dizer é: se joga! Te convidaram para dançar na festa da escola/faculdade? Vai! Te chamaram para dançar na festa de aniversário? Vai! Evento beneficente? Vai! Faça seu palco.

Só vai! Mas não esqueça a postura de bailarina! Importantíssima para nossa carreira, você se incomodando ou não, a impressão que os outros tem de nós e, principalmente, a imagem que passamos para esse público é o que nos chamará para eventos futuros:

- para palco arena, não dance muito próximo do público.
- cuidado com movimentos muitos sensuais - analise o público que está te assistindo.
- cuide de seu figurino. Tenha sempre um shortinho por baixo da saia.
- atente ao tipo de evento e acessório que irá usar.
- alfinetes são indispensáveis (fizemos um post sobre figurino, já! Deem uma olhada ;)
- não faça aquilo que você não se sinta a vontade.
- pergunte ao contratante o que ele espera de seu show. Combine muito bem antes da apresentação para evitar constrangimentos. Quantas entradas serão? Que tipo de acessório será apresentado? Explique que acessórios exigem figurino específico, músicas escolhidas também. Combine o cachê. É seu salário, seu reconhecimento, não tenha vergonha de falar sobre.
- Esteja preparada para o bis.
- Leve acessórios que chamem a atenção: véu, espada, bastão. Demonstre seu repertório.

Na construção de sua carreira, o cuidado com sua divulgação também é indispensável. Faça um cartão de visita, flyer de suas aulas e cia (caso queira também construir uma carreira como professora). 
O cartão de visita você deve sempre ter na bolsa, nunca se sabe quando surgirá a oportunidade de um merchan rsrs
O flyer são essenciais para eventos. Combine sempre com o contratante como você irá distribuir; lembre-se de sua postura como profissional. Se o evento que você for não lhe propor cachê, uma troca justa é você realizar sua divulgação.

Tenha muito claro o que você quer enquanto profissional. Possibilidades, há várias:
- bailarina de balada árabe?
- bailarina de eventos (casamentos, aniversários, feiras)?
- professora?
- Tudo? rs

Caso sua escolha seja bailarina de balada árabe, esteja preparada para as bancas, tenha figurinos sempre em mãos, visite as casas árabes, faça cursos.

Faça parcerias! Lembre-se, ninguém faz nada sozinho.

Seja simpática! Isso não quer dizer que você precisa aceitar desaforos - sim, eu estou falando de homens escrotos (não existe outra palavra) porque, sim, infelizmente eles existem. 
Responda e-mails, mensagens, seja comunicativa, não deixe de responder, nem que seja para dar uma negativa sobre o convite para o evento. Mas começou a faltar respeito, dá um block. Não entre em discussões desnecessárias. Também é um cuidado com sua imagem e mente.

Não alimente rivalidades. Tem palco para todo mundo!

E, como diria Guimarães Rosa: "Quem é visto é sempre lembrado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...