Existe aquele mito de que se trabalhar sozinho e/ou em casa é mais fácil.
Nos dois casos existe um grande vilão que se chama procrastinação. Aliado a isso temos a organização (ou falta de) e que você não tem com quem dividir o trabalho.
Tanto para as aulas de dança quanto para o trabalho no atelier (Ju falando, rs), me valho de meu grande amigo bujo (para quem não curte, listas e planilhas ajudam bastante). Ele me ajuda a controlar as tarefas, dividir meu tempo, visualizar as prioridades e aproveitar melhor meu dia - que ainda tem que ser dividido com as tarefas de casa.
No caso das aulas de dança:
- faço uma programação mensal: o que quero ensaiar, os passos que quero trabalhar, dias de pg das alunas, dias de pg de contas, curso, pesquisa.
- programação semanal e diária: aqui eu especifico os dias de ensaios, as aulas em grupo, horários livres para as aulas particulares, tarefas diárias (prioridades para aquele dia)
No caso do atelier:
- programação mensal: data especial, quantas e quais peças quero produzir, encomendas, compras, pagamentos e recebimentos, curso, pesquisa.
- programação semanal e diária: produção das peças, envios das encomendas, controle da lojinha on-line.
Nos dois casos costumo pensar a divisão das horas como "hora comercial", afinal, sou autônoma, é artístico e é trabalho.
Então, eu penso de 6h à 10h de trabalho por dia - no caso da dança varia na quantidade de aulas.
Divido essas horas em:
internet = postagem nas redes sociais. Aqui incluo também pesquisas e comunicação com os clientes.
Se for parar pra pensar é coisa pra caramba: gerenciar facebook, page oficial, instagran, blog, whatsapp, burocracias da loja, dos correios, das notas fiscais... e ainda não coloquei em prática o youtube!
produção em si - seja as aulas, seja a produção das peças.
E não se pode esquecer que tudo isso está sendo feito em casa. Então no meio de tudo isso acontecendo tem roupa pra lavar, casa pra limpar, gato pra cuidar, atenção pro maridão, família que liga... e o descanso, né!
Então, antes de pensar "trabalhar em casa e por conta deve ser mais fácil", não se esqueça de pensar em sua forma de organização e que você está sozinho. Tudo depende de planejamento, mas de forma alguma se trabalha menos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário