quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Estudando... em casa.

Cada um tem seu método para estudar. Seja na educação formal (escola, faculdade...) seja na educação não-formal (dança, por exemplo).

Eu gosto de anotar o conteúdo. Gosto de praticar aquilo que estudo. Quando me proponho a estudar algo, tenho cadernos, bloquinhos de anotações, um quadro para pendurar avisos. Gosto de coisas visuais também, cores e adesivos. Tenho um blog - fechado - para colocar todas as minhas anotações de estudos. Fica mais fácil me achar e não corro o risco de perder alguma coisa - seja física ou virtual. Fora que posso acessar de onde quiser.

Quando vou estudar dança, tenho um quadro na parede onde anoto tudo aquilo que eu quero que tenha na minha dança. Quais são as etapas da minha "história" naquela coreografia. Assim, conforme vou executando e treinando os movimentos, tenho aquele quadro aos meus olhos para me guiar. Também tenho um caderno de anotações dos passos que estudei quando fazia/faço aula. Assim, tento não deixar minha dança muito repetitiva e mais criativa.

E você, como estuda?

Ju.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Kefir - testei

Você já deve ter ouvido do kefir ou grãos de kefir.

Ele é um probiótico, riquíssimo em vitaminas, proteínas e minerais. Normalmente a bebida é produzida a partir do leite ou da água. Mas já vi com água de coco também!

Conservar os bichinhos é fácil: basta trocar o líquido deles a cada 24h (o de água só na água, igualmente o de leite) e mantê-los em lugar fechado e escurinho. 

Os kefir de leite te darão iogurte diariamente; os de água uma bebida fermentada (o gosto muda de acordo com o açúcar usado) que poderá ser misturada em sucos ou tomada pura.

Tenho os dois.

Percebi que minha pele e digestão melhorarão muito. Diminui drasticamente o consumo de pão e café e estou me sentindo menos inchada. Não vinha ingerindo leite há um bom tempo, porque estava me fazendo mal; seus derivados como manteiga e queijo também começaram a me dar queimações e azias. Mas o iogurte de kefir cai super bem, sustenta e fica uma delícia com cereais e frutas (fora que dá para fazer creamcheese e iogurte grego com ele!).

O de água eu acho mais ácido, procuro tomar um dia sim, um dia não. Mas é uma bebida bem refrescante!

Enfim, logo mais posto receitinhas com meus bebês!

PS: Se alguém se interessar, tenho grãos de kefir de água e de leite para doar. A única questão é só vir retirar em casa, ok! Manda msg que a gente combina :)


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

#elenão

Eu sou bisneta e neta de imigrantes. Eu sou aquela que o Bolsonaro quer expulsar em nome da Pátria.

Eu fui bolsista 100% do prouni e graças as políticas públicas, pude ter uma formação. Eu sou aquela coitadinha que o Bolsonaro diz que não precisa de ajuda

Eu sou mulher periférica, de pele amarela. Eu sou aquela que o Bolsonaro diz que merece ganhar menos porque engravida. Eu sou a fraquejada que não merece ser estuprada.

Eu sou vegetariana, ativa na causa animal. Eu sou a ativista que o Bolsonaro quer prender.

Eu sou pró-família, tenha ela a constituição que tiver. Se vc ofender ou mal tratar lgbts, estarei lá pra defende-los.

Eu sou artista, bailarina. Meu corpo é meu instrumento. Eu sou aquela que Bolsonaro não respeita.

Eu sou historiadora. Sou educadora habilitada para educação especializada para pessoas com deficiência. Eu sou aquela que Bolsonaro contesta com vídeos de youtube e fake news de zap.

Sou contra tortura, sou contra caça animal, sou contra porte de armas. Eu sou aquela que apoiador de ditador adora delatar.

Eu sou a favor de cotas, sou a favor de terras indígenas e quilombolas, sou a favor de políticas ambientais e apoio a refugiados. Eu sou o vermelho que Bolsonaro vai fuzilar.

Eu sou aquela que será apontada, torturada e morta quando nossos direitos humanos de nada valerem.

Juliane Rega

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Testes: exercícios com elástico

Como já comentei aqui no blog (Ju), estou numa fase de contenção de gastos (quem não, né?).

Então, minhas aulas de dança, ginástica e musculação estão em segundo, beeeem segundo plano.

Para não parar de me exercitar, procuro fazer caminhada pelo menos 3x na semana e compramos aqui pra casa elásticos de crossfit.

Não sou muito a favor de fazer exercícios sem o acompanhamento de um profissional, o risco de você fazer aquilo errado e de lesão dobram, não é mesmo?!

Mas como tenho um prof na família (meu irmão é personal) e já venho treinando há um tempo, me permiti elaborar um treino com o elástico + umas aulas do youtube.

Dá um resultado bem bom e é um treino bem pesado pra quem curte! Ele permite exercícios de musculação e também de alongamento - para bailarinos uma parte muito importante!

Curti e aprovei!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Trabalhando... em casa

Existe aquele mito de que se trabalhar sozinho e/ou em casa é mais fácil.

Nos dois casos existe um grande vilão que se chama procrastinação. Aliado a isso temos a organização (ou falta de) e que você não tem com quem dividir o trabalho.

Tanto para as aulas de dança quanto para o trabalho no atelier (Ju falando, rs), me valho de meu grande amigo bujo (para quem não curte, listas e planilhas ajudam bastante). Ele me ajuda a controlar as tarefas, dividir meu tempo, visualizar as prioridades e aproveitar melhor meu dia - que ainda tem que ser dividido com as tarefas de casa.

No caso das aulas de dança:

- faço uma programação mensal: o que quero ensaiar, os passos que quero trabalhar, dias de pg das alunas, dias de pg de contas, curso, pesquisa.

- programação semanal e diária: aqui eu especifico os dias de ensaios, as aulas em grupo, horários livres para as aulas particulares, tarefas diárias (prioridades para aquele dia)

No caso do atelier:

- programação mensal: data especial, quantas e quais peças quero produzir, encomendas, compras, pagamentos e recebimentos, curso, pesquisa.

- programação semanal e diária: produção das peças, envios das encomendas, controle da lojinha on-line.

Nos dois casos costumo pensar a divisão das horas como "hora comercial", afinal, sou autônoma, é artístico e é trabalho.

Então, eu penso de 6h à 10h de trabalho por dia - no caso da dança varia na quantidade de aulas.

Divido essas horas em:

internet = postagem nas redes sociais. Aqui incluo também pesquisas e comunicação com os clientes.
Se for parar pra pensar é coisa pra caramba: gerenciar facebook, page oficial, instagran, blog, whatsapp, burocracias da loja, dos correios, das notas fiscais... e ainda não coloquei em prática o youtube!

produção em si - seja as aulas, seja a produção das peças.

E não se pode esquecer que tudo isso está sendo feito em casa. Então no meio de tudo isso acontecendo tem roupa pra lavar, casa pra limpar, gato pra cuidar, atenção pro maridão, família que liga... e o descanso, né!

Então, antes de pensar "trabalhar em casa  e por conta deve ser mais fácil", não se esqueça de pensar em sua forma de organização e que você está sozinho. Tudo depende de planejamento, mas de forma alguma se trabalha menos!

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ensaios... em casa

Bom gatonas... estamos a mais ou menos 1 mês da apresentação de fim de ano da nossa Cia...
Mas várias Cias estão entrando nessa fase...

Então vamos falar hoje dos ensaios em casa!

O que precisa ter? E espaço? E espelho?

Antes de mais nada:

  • Decida o local: precisa ter um espaço mais ou menos adequado, ou seja, pode ser sala, garagem, quarto... se necessário arraste mesas e sofá para ter mais espaço e assim bater nos móveis... caso use acessório, cuidado para ele não bater e quebrar nada da decoração.
  • Silêncio: escolha um horário em que ninguém te atrapalhe, ou seja, não fique te chamando de 2 em 2 minutos... isso é um problema para as mamães, eu sei, mas aproveite e brinque um pouco de dançar com o pimpolho, rs.
  • Som: isso pode ser: pelo tablet, no aparelho de CD ou DVD, celular, mas que esteja num volume em que você consiga ouvir
  • Musica: não esqueça de ensaiar a versão que irá dançar e se for editada, use a musica editada já.
  • Tempo: ensaie pelo 15 minutos, o ideal é ensaiar um pouco todos os dias, mas se isso não for possível, faça um cronograma de ensaio e cumpra-o.
  • Quando o traje estiver pronto passe pelo menos 1 vez com ele

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Coletor menstrual

Quando se começa no vegetarianismo, sem querer, você começa a militar pela causa (e nem precisa ser a militância radical) e começa a pensar em outras formas de estar nesse mundo.

Uma coisa que começou a me incomodar profundamente é o tanto de resíduos que produzimos. Nessa, absorventes são um grande acúmulo mensalmente.

Pesquisei sobre os coletores menstruais e resolvi testar. Basicamente, todos são feitos de silicone - material antialérgico e que se molda ao corpo. São 2 tamanhos, tipo 1 para quem tem ais de 30 e/ou já é mamãe; tipo 2 para quem tem menos de 30 anos e não é mamãe.

Me deram a dica de pesquisar quão rígidos eles são: tem marcas que são bem molinhos e tem marcas que são mais firmes. Como eu danço e meu assoalho pélvico tem uma força considerável, o recomendado é o mais firme (comprei do fleurity.)

Para medir sua força pélvica, introduza seu dedo no canal e contraia sua pelve. Se vc sentir uma leve pressão, é porque você tem força abdominal para o coletor mais rígido.

Assim como absorventes, ele tem seus prós e contras e listei-os abaixo:

PRÓS

- é reutilizável;

- fácil de limpar;

- fácil de transportar;

- não dá alergia;

- a longo prazo, seu custo é muito menor que o mensal dos absorventes.

- você se preocupa com ele 2x no dia: de manhã ao acordar e a noite. Ele cabe cerca de 15ml de sangue. Eu nunca enchi 1/4 do copinho em 12 horas (quantidade recomendada para a troca). E meu fluxo é intenso - de eu ter que usar absorvente noturno durante o dia!

- testei em aulas e apresentação: não vazou uma gota.

CONTRAS

- a princípio é um produto caro (em média 2 por R$80, numa promoção vc consegue o copo de higienização). 

- Não dá pra testar antes, vc acaba gastando a grana meio que no escuro.

- é chato pra colocar. Depois que você pega o jeito, vai relativamente fácil; mas é necessário largar o pudor e o tabu de se tocar, mulherada! O corpo é seu!

- não é todo mês que seu corpo se adapta fácil ao copinho. Eu comprei o do tipo 1. Tenho mais de 30, mas não sou mãe e sou uma pessoa pequena. Então, no mês que estou mais inchada e sensível, o copinho parece enorme e me incomoda.

- não consigo trocar ele em qualquer lugar. É só em casa, no banho.

Em suma, acredito que o saldo é muito mais positivo que negativo. Curto bastante o meu copinho. Só é preciso desmistificar que, nenhum método é 100%, menstruação é um porre, independente do que estiver usando, com ou sem fluxo rsrs

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Vida de casado

Amooo estar casada... mas gente vamos combinar, conciliar duas cabeças pensantes para tomar decisões que muitas vezes tomamos sozinhas... é difícil...

Mas tem outras coisas que a vida de casada traz... momentos provocantes e momentos brochantes (rsrsrsr)

Momentos provocantes: quando a gente namora, tudo parece namoro, um agrada o outro. um provoca o outro, o carinho etc...

Momentos brochantes: acontece principalmente no frio quando a gente põe meia com chinelo, blusa e calça de moletom, é aquele dia que você acorda se sentindo horrível, quando você doente, principalmente a rinite ou gripada que o nariz não pára de escorrer....

Mas ainda sim... é uma delícia estar casada!!!!

Pata solidária #2 edição de abril

O Kira´s atelier está com mais uma campanha no ar, do projeto Pata Solidária. São campanhas bimestrais para arrecadação de verba para uma ...